As mudanças na vida de um homem ao se tornar pai

As mudanças na vida de um homem ao se tornar pai

Dizem que a mulher se torna mãe ao descobrir a gravidez e que o homem se torna pai ao ver o filho pela primeira vez. Será mesmo que é assim?

As mudanças na vida de um homem ao se tornar pai

Foto: Austin Walker via Unsplash

Se você é um futuro papai ansioso com a chegada do primogênito e quer se munir de informações para ter uma experiência positiva nesta fase, primeiramente parabéns! Pelo filho que está por vir e pela iniciativa de ser um pai melhor e até mesmo um marido melhor.

Sim, um marido melhor, pois se você deseja ser um bom pai, você começa seu processo de mudança juntamente com a mulher no momento que o exame de gravidez dá positivo.

O pai na gravidez

Talvez você não seja casado, tudo bem. A mãe do seu filho, sendo sua esposa ou não, está passando por um avalanche de transformações e merece um refúgio para se sentir acolhida e segura de que tudo vai dar certo.

Algumas mulheres lidam com serenidade com todas essas transformações, mas há aquelas que sofrem com os enjoos, oscilações hormonais, mudanças alimentares, exames hospitalares, ansiedade pela chegada do bebê e até mesmo o mundaréu de conselhos dos familiares e conhecidos que na maioria das vezes mais atrapalha do que ajuda a mãe de primeira viagem.

Há também o puerpério, período pós-parto marcado por alterações físicas e psíquicas da mãe e que pode durar até 6 semanas, quando o função ovulatória da mulher se normaliza.

Em ambas as fases, a sua transformação é se encaixar neste novo papel que você tem para a mãe do seu filho. Ninguém no momento está mais sintonizado com você do que sua parceira. Se apoiem nessa etapa, as coisas são novas para ambos e ela está trabalhando duro nisso, divida o peso do trabalho dando o suporte que ela precisa.

Se prepare para praticar a paternidade

De todas as tarefas que existem nos cuidados de um recém-nascido, apenas a amamentação no peito é a tarefa que o pai não poderá fazer.

Sabendo disso, aproveite os meses de gestação para compreender todas as necessidades de um bebê em cada fase e se prepare para executar tarefas que talvez você nunca tenha nem ao menos tentado fazer. Trocar fralda, fazer arrotar, dar banho, compreender o motivo de cada choro, aprender métodos para acalmar o bebê, entre outras, são tarefas que terá que dividir com a sua esposa e você faz ideia de como realizá-las?

Conecte-se com o bebê

Mesmo ainda no ventre, os bebês desenvolvem novos estímulos a cada semana de gestação. Reconhecimentos sonoros e contato com as carícias na barriga são estímulos externos que começam mais ou menos na 17ª semana de gestação e que vão se aprimorando ao longo das semanas com a evolução da gravidez.

As mudanças na vida de um homem ao se tornar pai

Foto: Liane Metzler via Unsplash

Curta esse momento e pratique a conexão com seu filho desde a barriga.

A nova vida que está prestes a viver pode ser a melhor experiência de todas ou não mudar em nada quem você é, tudo vai depender do quão disposto você está para essa transformação.

Citando o poeta Vinícius de Moraes, Filhos… Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos, como sabê-los? … Porém, que coisa, que coisa louca, que coisa linda que os filhos são. (Poema Enjoadinho)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *