A Felicidade Tem Nome: Gratidão

A Felicidade Tem Nome: Gratidão

Mais um ano chega ao fim e quantas razões nós temos para estar grato pelo ano que se passou. Você se sente agradecido? Gratidão é a palavra que resume o sentimento que inunda seu coração?

Atualmente, muitos pesquisadores têm estudado o assunto da gratidão e a sua relação com a felicidade. Alguns estudos concluíram que as pessoas que expressam gratidão com mais frequência são emocionalmente mais saudáveis.

Fisicamente apresentam menos sintomas de doenças e possuem muito mais disposição para praticar exercício físico. Conseguem apreciar a vida e se sentirem otimista quanto ao futuro. E desenvolvem relacionamentos mais sólidos significativos. Ainda, afirmam que pessoas gratas sofrem menos de depressão. Em sua tese de mestrado em psicologia, Ana Filipa Almeida Matias de Vasconcelos Alves, apresentou em sua fundamentação teórica alguns conceitos interessantes sobre o assunto, ela cita alguns autores que concluíram que pessoas que se sentem gratas e reconhecidas revelam maiores níveis de emoções positivas, sentindo-se mais alegres, felizes, carinhosas e entusiastas. Aparentemente isto se deve à prática da gratidão, que também as ajuda a evitar sentimentos destrutivos, como a ganância, inveja e rancor. Quem sente gratidão consegue lidar melhor com o stress e traumas, e pode mais facilmente recuperar de enfermidades e ter mais saúde física, empiricamente a gratidão é um estado prazeroso que se encontra ligado a emoções positivas tais como o contentamento, felicidade, orgulho e esperança. Em suma, a gratidão prediz e causa bem-estar.

Essa mesma autora afirma que existem três aspectos que potencializam a experiência da gratidão, são eles:

1) Valorização do que se recebe;

2) Reconhecimento da existência de alguém que intencionalmente proporcionou algo bom e positivo e;

3)Quanto maior for essa sensação de que a dádiva oferecida não tem qualquer razão de ser, e se trata de um gesto em que não há qualquer tipo de interesse ou objetivo de obtenção de algo em troca. Ela ainda acrescenta que sentir gratidão é uma experiência em que o receptor percebe as boas intenções por parte do transmissor e se sente amado e estimado.

Emmons e Shelton, (2005), dizem que ser genuinamente grato é sentir-se endividados de uma maneira que impede a retribuição. Dada esta realidade, a mera tentativa de retribuir é uma autêntica expressão de gratidão. Consequentemente, um presente que é ressentido ou percebido como obrigação impede a possibilidade de

Praticar gratidão tem como objetivo nos tornar mais conscientes de que nossa vida é boa apesar das dificuldades, nos lembrar de que a vida é boa e de colocar nosso foco no que recebemos de bom diariamente. Isso promove bem-estar físico e emocional.

De acordo com Emmons e McCullough, (2003), a regularidade com que praticamos a gratidão é relevante. Verificou-se que uma intervenção diária aumenta mais a gratidão do que uma intervenção semanal, comprovando que a gratidão aumenta significativamente as emoções positivas sem, no entanto ter observado um impacto significativo nas emoções negativas.

Experimente ser grato nesse novo ano. Coloque em prática a virtude da gratidão através de alguns exercícios utilizados na psicologia positiva, como:

  • Visita da Gratidão: escreva uma carta de gratidão para alguém, ainda vivo, que tenha te dado algo muito importante ou tenha te influenciado a mudar positivamente e que até agora não recebeu sua gratidão, leia ou entregue a carta a ele.

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  • Diário de Gratidão: consiste em reconhecer e registrar as bênçãos que possui diariamente em um diário. Ao iniciar 2016, teremos 366 dias para escrever uma nova história no livro da nossa vida. 366 dias para buscar a felicidade. 366 dias para reconhecer aqueles que nos fazem bem. Um dia a mais no novo ano para sermos gratos por tantas coisas que possuímos, como a família, o amor, a paz, os amigos e até mesmo as dificuldades. E não esqueça que a Felicidade tem nome: Gratidão.

 

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