Inspire, expire…

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As festas de fim de ano terminaram e para muitas pessoas essa foi uma semana normal de trabalho, voltaram à ativa para mais um ano de desafios. O stress do dia a dia, o trânsito, os compromissos, a rotina voltando ao normal pode gerar sentimentos de ansiedade quanto ao novo ano que começamos semana passada.

Muitas pessoas têm sofrido com esse mal que é a ansiedade, fazemos muitos planos na virada do ano, mas quando a rotina volta à normalidade é a ansiedade que bate com força na vida da maioria das pessoas. Hoje, vamos dar uma dica simples para amenizar isso.

Quantas vezes, em momentos tensos ouvimos a expressão “Respire fundo”? Pois é, um excelente conselho. De acordo com a fisioterapeuta Camila Montandon, especialista em Terapias Integrativas, para o site Minha Vida, mostra que a respiração pode ajudar nesses momentos de duas formas.

A primeira é fisiológica, já que o estado de ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação, ou seja, inalamos o ar com mais rapidez e de forma mais rasa, e o esforço consciente para mudar isso ajuda a acalmar, pois o organismo volta a seu equilíbrio. “Outro ponto está no fato do indivíduo, ao tornar sua respiração consciente, traz sua atenção ao momento presente. Com isso o estado de ansiedade tende a ser minimizado”, acredita Camila.

Por esse motivo, aproveite esse fim de semana para inspirar e expirar. Faça um exercício de respiração diariamente, comece hoje mesmo. Encha o tórax e o abdômen de ar, sinta-os expandindo, de 3 a 7 minutos, respire somente pelo nariz. Deixa a saída do ar ser mais lenta do que a entrada. Curta esse momento para relaxar e sinta os benefícios disso para sua saúde física e mental.

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